A- A A+

A segunda edição do Inovatur foi encerrada, nesta quarta (13), em Balneário Camboriú, com a realização do Demoday para empresários, investidores e parceiros. Esta foi a última etapa para as 16 startups selecionadas no programa de inovação aberta que é exclusivo para o turismo. Ao todo, foram nove meses de imersão no programa que é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e tem o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Fotos: Ednilson Júnior / Divulgação

 

O encontro realizado no Campus da Univali em Balneário Camboriú colocou frente a frente as startups com os integrantes do mercado de inovação. Um grupo seleto de empresários e investidores puderam ter acesso aos trabalhos realizados com o foco no turismo e fizeram avaliações das apresentações. 

- A segunda edição do Inovatur foi uma consolidação de um programa que já é referência no Brasil. São soluções inovadoras que passam por um processo de aprimoramento e, como consequência, são conectadas diretamente com quem importa: o mercado e o trade turístico. Não tenho dúvidas que isso impacta diretamente na economia do turismo, com novos empregos e renda para Santa Catarina - disse o presidente da Santur, Henrique Maciel. 

Ao todo, o investimento realizado pelo Governo do Estado ultrapassou os R$ 912 mil e contemplou nove regiões turísticas e 14 municípios. 

- O Programa Inovatur visa estimular a criação de novos negócios em SC aproveitando o potencial turístico do estado e incentivando os empreendedores catarinenses a pensarem em problemas e soluções regionais. A parceria entre Fapesc e Santur, estimulada pelo Governo do Estado, gera oportunidades para os empreendedores nas diversas regiões de SC. Estamos satisfeitos com os resultados da segunda edição e preparando a terceira edição com ampliação de recursos - defende o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

 

 

Fotos: Ednilson Júnior / Divulgação

 

A segunda edição teve início em julho de 2021, com o lançamento oficial e a publicação do edital. A partir da seleção das 16 startups contempladas, além do aporte financeiro, cada uma integrou um cronograma desenvolvido para a aprimoração do negócio.  

 

As soluções passaram ainda por capacitações, lives com o trade turístico, eventos institucionais, workshops, mentorias individuais, visitas técnicas e rodadas de negócio (realizadas em Lages, Chapecó, Videira, Florianópolis e Joinville).

- Nossa avaliação da segunda edição do Inovatur é extremamente positiva. Estamos muito satisfeitos com o resultado e o empenho das propostas apresentadas. O comprometimento dos responsáveis pelos projetos é essencial para que o programa contribua para a competitividade do turismo em Santa Catarina. As avaliações de maturidade que fizemos no início e agora no fim do programa mostram o quão positivo é o Inovatur. Vê-los trabalhando por nove meses e agora debatendo com empresários, apresentando propostas e dialogando com centros de inovação e aceleradoras é extremamente recompensador - disse Pablo Limberger, coordenador do Inovatur pela Univali.



Os avaliadores do Demoday Inovatur  - 2ª edição 


EDUARDO LOREA, Diretor do Wakalua para o Brasil - primeiro hub global de inovação para o turismo EMERSON PEREIRA, Presidente do Comitê de Implantação do Centro Regional de Inovação de Itajaí


GABRIELA FEITOSA, Gerente de Comunidade do Impact Hub Floripa 


HENRIQUE OTTE, CEO e Founder na Bridge1o1 Aceleradora e Founder no Bridge Bank


ROBISON JOSÉ COELHO, Diretor Nacional da AVG Capital 


VALTER DUARTE, Innovation Management Coordinator - NEST PortugaL


MARIA PISSAIA, Presidente da BC Investimentos


HENRIQUE FERNANDES BEZ, Gerente Geral da Cool2work e Coordenador de Projetos Fapesc


MATHEU MOLON, CEO da Chazan.Tec Hub de Inovação


ALINE ZANELA, Analista de Negócios do SEBRAE; 


CRISTIANO POLICARPO, CEO da Wireshape e Angel Investidor



O Programa Inovatur

Até o momento, somando as duas edições, são 29 startups beneficiadas, 10 regiões turísticas e 19 municípios contemplados, e R$ 1.212.816,00 em recursos aportados diretamente no aperfeiçoamento ou criação de novos produtos, bens ou serviços, fora os investimentos indiretos em capacitações com mentorias, workshops, visitas técnicas e rodada de negócios. 

O Programa INOVATUR também foi vencedor, em terceiro lugar, na categoria Destinos do Desafio Turistech Brasil, competição realizada pelo Ministério do Turismo, Wakalua Brasil Innovation Hub e Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.



STARTUPS CONTEMPLADAS NA SEGUNDA EDIÇÃO

 

Chatbot Turístico da Serra Catarinense - uma ferramenta que permite a consulta e divulgação dos principais atrativos turísticos e culturais dos municípios da Serra Catarinense. Atuará como um agente facilitador da distribuição de informações de maneira dinâmica, interativa e a qualquer tempo, através dos canais WhatsApp e Webchat.

Seasontree - a solução conta com equipamentos para identificação de forma automatizada do estágio de plantio de pomares frutíferos, atualizando os produtores e visitantes sobre o seu estágio, permitindo que os visitantes consigam escolher, com base em suas experiências desejadas, o melhor momento para realizar sua visita.

Tô de férias App - O Tô de Férias APP é uma solução de delivery exclusiva para a orla das praias, que proporcionará aos veranistas segurança sanitária e comodidade ao consumir na faixa de areia, permitindo pedir, pagar e receber sem sair da sua posição, evitando assim aglomerações em filas e a disseminação de bactérias e vírus pelo contato com dinheiro e máquinas de cartão.

Turista de Dados - uma solução que tem como finalidade gerar dados em tempo real para a área de turismo, a partir da otimização da estrutura existente de videomonitoramento e passível de acesso pelos gestores públicos do setor.

Turista RV - uma plataforma que gerencia reservas de estacionamentos rotativos, fomentando o intercâmbio e viagens itinerantes de Veículos de Recreação, incentivando turistas a conhecer novos locais, culturas, gastronomia e pessoas, de forma automatizada e com segurança monitorada a distância.

Caminhos do Sertão - Trata-se de uma plataforma virtual de cicloturismo que contará com um ambiente de orientação espacial, permitindo ao usuário planejar sua viagem com base nas informações técnicas dos caminhos que conectam os atrativos

e estruturas de apoio.

Cicloturismo rotas do Aguaí - A proposta tem como objetivo principal, criar um circuito unindo os municípios do entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, formando um roteiro integrado, sustentável e que, em curto prazo, transformará a região Sul em um destino turístico consolidado no ecoturismo.

meUNA Off-site - é uma solução de infraestrutura para estabelecimentos e pontos turísticos, através do desenvolvimento de uma cabana modular, de fácil montagem, desmontagem e movimentação. O objetivo é atender à procura de leitos na alta temporada da região serrana de Santa Catarina, assim como proporcionar conforto em áreas turísticas de forma ágil, sustentável e flexível.

Natíz - uma Plataforma digital de compartilhamento de experiências e destinos turísticos, que disponibiliza de forma gratuita informações sobre destinos e experiências turísticas, facilitando a conexão entre quem busca e quem oferece essas experiências.

Roteiros Rurais - A proposta tem como objetivo uma solução de curadoria e gestão de experiências e roteiros incluindo hospedagem, alimentação e produtos, que proporcione a comunicação entre proprietários rurais da Acolhida da Colônia e turistas e no envolvimento destes com a vida no campo e experiências do ambiente rural catarinense.

Santa Catarina ECO - um aplicativo de marketplace com os principais atrativos naturais e agências de ecoturismo, permitindo que as pessoas encontrem facilmente as informações necessárias para criar o seu roteiro de viagem.

Doce Rancho - O projeto visa criar uma experiência de Visitação à Fábrica de Chocolate Doce Rancho, implementando em sua fábrica de chocolate com produção própria visitas guiadas e experiências pedagógicas.

Ikigai Experience - consiste em uma agência digital de experiências com foco no mergulho autônomo. Conectando mergulhadores às operadoras de mergulho, com uma plataforma pensada na usabilidade e experiência de compra do cliente.

Mingoo - Uma plataforma de turismo de áudio guiado, onde, através de um aplicativo, o turista poderá obter o passeio de áudio guiado que ele desejar. Estes passeios são produzidos e colocados na plataforma pelo guias de turismo locais.

OqTour - um guia de ofertas em restaurantes e experiências alimentares que oferece também criação de conteúdo para os empreendimentos. Através dele, os empreendimentos ganham com sua exposição e divulgação orgânica, e os clientes com ofertas exclusivas.

Terroir Turismo - A proposta busca desenvolver serviços turísticos que proporcionem experiências únicas, instrutivas e memoráveis, relacionadas a produtos agroalimentares, em especial o vinho, na Macrorregião da Serra Catarinense.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito