selo premio6

Inicial



Criciúma

criciuma frente

A cidade é destino de turismo de negócios. Ali, o visitante encontra uma pequena metrópole moderna e bem estruturada, com avenidas largas, bons hotéis e restaurantes, comércio forte e variado. Eventos voltados à indústria, como a Feira Sul Metal e Mineração, em junho, ou a Casapronta, que reúne lançamentos em materiais de construção e decoração, em outubro, estão entre os que mais atraem público.
Criciúma foi colonizada por imigrantes italianos das regiões de Treviso e Vêneto, em meados do século XIX, e, a partir de 1890, por poloneses, alemães, africanos, portugueses e árabes. Essa diversidade é celebrada na Festa das Etnias, festival de música e gastronomia que ocorre em setembro.
Centro econômico do Sul de Santa Catarina, é um dos 10 municípios mais ricos do estado, com PIB de R$ 3,2 bilhões. Cresceu a partir do empreendedorismo e do trabalho dos primeiros exploradores de carvão mineral, ainda abundante na região. Hoje, Criciúma é um dos maiores produtores mundiais de pisos e azulejos cerâmicos. Destaca-se também pelas indústrias de tintas e vernizes e de materiais de construção e pela produção de jeans e confecções.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Praça Nereu Ramos 

Homenagem aos m...

Os primeiros estabelecimentos comerciais da cidade foram abertos em torno desse local de descanso dos tropeiros nas viagens entre Urussanga e Araranguá entre os séculos XIX e XX. Junto da praça, encontram-se algumas das edificações históricas mais interessantes da cidade, como a catedral ou a Casa de Cultura Neuza Nunes Vieira, construída na década de 1940, que abriga o arquivo histórico. Em agosto, no calçadão, ocorre a Feira do Livro de Criciúma.

Casa de Cultura Neuza Nunes Vieira (arquivo histórico)
Praça Nereu Ramos, 50, Centro.
Segunda a sexta, 8h30 às 12h30 e 13h às 17h.
Fone: (48) 3445-8856

Igrejas 
Fachada da Cate...
 
Interior da Cat...

De estilo tradicional ou mais arrojado, os templos religiosos de Criciúma são imponentes e guardam tesouros de arte sacra contemporânea. Construída entre 1907 e 1917 com características góticas, a Catedral São José exibe o painel Ascensão de São José, do tubaronense Willy Zumblick (1913-2008). O mesmo artista pintou as estações da via-sacra da Igreja de Nossa Senhora da Salete – edificação de 1950. A construção da Igreja São Paulo Apóstolo, em formato de arca, teve início na década de 1980. Em seu interior há um crucifixo de cerâmica, madeira, ferro e vidro, com 6 m de comprimento, esculpido pela artista plástica Jussara Guimarães.
www.diocesecriciuma.com.br

Catedral São José
Rua Santo Antônio, 22, Centro.
Fone: (48) 3433-1079

Igreja de Nossa Senhora da Salete
Rua Gen. Osvaldo Pinto da Veiga, 510, Próspera.
Fone: (48) 3462-1720

Igreja São Paulo Apóstolo
Rua Madre Teresa Michel, 151, Michel.
Fone: (48) 3433-0277

Gruta Nossa Senhora de Lourdes 
O recanto, com vegetação nativa e fonte de água natural, fica próximo à catedral. A gruta de pedra foi erguida em 1946, ano do Congresso Eucarístico Nacional.
Rua Eng. Fiúza da Rocha, s/n, Centro.

Parque Centenário
Foi inaugurado em 1980, durante as comemorações dos 100 anos de Criciúma. Nesse parque estão o Paço Municipal Marcos Rovaris, o Memorial Dino Gorini, o Centro Cultural Santos Guglielmi, o Centro Esportivo Olavo Sartori e o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti.
Rua Domênico Sônego, 542, Santa Bárbara.
Fone: (48) 3431-0200

Parque das Nações
Com cerca de 105 m², o Parque das Nações Cincinato Naspolini, inaugurado em 2011, possui pista de caminhada, ciclovia quadras esportivas, cancha de bocha, mirante, miniferrovia turistica (em homenagem a Ferrovia Tereza Cristina), palco para espetáculo artistico culturais, além de projeto de paisagismo com espécies nativas e exóticas.
Av. Centenário, s/n, Próspera.
Diariamente, 6h às 23h.
Fone: (48) 3445-8727 

HISTÓRIA E CULTURA


Mina de Visitação Octávio Fontana
Inaugurada em outubro de 2011, conta um pouco da história de Criciúma por meio de uma viagem de meia hora pelo interior da mina (em réplica de locomotiva de 1922). Abriga loja de suvenires, lanchonete, exposições e gruta em homenagem a Santa Bárbara.
Rua Quintino Dal Pont, s/n, Naspoline.
Terça a domingo, 9h às 12h e 13h às 18h.
Fone: (48) 3445-8734

Museu Augusto Casagrande 
Interior do Mus...
 
Museu Augusto C...

O sobrado foi construído em 1920 com características italianas. Conhecido como Casarão, foi restaurado e preserva afrescos no seu interior. O acervo do museu reúne móveis, utensílios, roupas, armas, documentos e fotografias, além de peças do auge da mineração e de arte indígena.
e Rua Cecília Darós Casagrande, s/n, Comerciário.
Segunda a sexta, 8h30 às 12h e 13h às 17h.
Fone: (48) 3445-8844

Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi 
Casa do Agente ...

Erguida em 1920 para ser a residência do agente responsável pela estação ferroviária da cidade, hoje preserva documentos, fotos e objetos que rememoram parte da história da Ferrovia Tereza Cristina. A função de agente foi extinta em 1970, e a casa, demolida em 1995 para dar lugar ao novo terminal urbano municipal. Diante da comoção pública e por determinação da Justiça, foi reconstruída em 2001.
Av. Centenário, s/n, Centro.
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.
Fone: (48) 3445-8855

Museu de Zoologia “Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski¨ da Unesc
Fundado em setembro de 2002, em parceria com o 10º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental, o Museu de Zoologia expõe um amplo acervo de animais da fauna marinha e da mata atlântica, O Museu oferece, visitas gratuitas e mediadas, além de uma programação diversificada aos seus visitantes. Premiado nacionalmente em duas edições do Premio Darcy Ribeiro de Educação por suas ações e práticas educativas.

Av. Universitária, 1105, Bloco da Biblioteca, sala 8, Campus Unesc.
Visitas mediadas de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
Fone: (48) 3431-2573
www.unesc.net/museudezoologia
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tucanos-do-bico...
Visita mediada ...
 
Esqueleto de um...
 
Diversão e inte...
 
Visita mediada ...
 
Visita mediada ...
  

 

 

 

O QUE FAZER


Centro Cultural Jorge Zanatta 
Fachada do Cent...

Fica na sede da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e abriga pinacoteca e galeria para exposições temporárias. Nessas instalações, construídas nos anos 1940, funcionava o Departamento Nacional de Produção Mineral.

Fundação Cultural de Criciúma
Rua Cel. Pedro Benedet, 269, Centro.
Segunda a sexta, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h.
Fone: (48) 3445-8840

Teatros 
Biblioteca Públ...
 
Fachada do Teat...
 
Interior do Tea...

O Teatro Elias Angeloni é uma das maiores salas de espetáculos de Santa Catarina, com capacidade para acomodar 720 pessoas. Integra o Centro Cultural Santos Guglielmi com a Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba e um teatro de arena. Outra opção na área de shows e apresentações teatrais é o auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), com 100 assentos, onde também são exibidos filmes fora do circuito comercial.

Teatro Elias Angeloni
Rua Domênico Sônego, s/n, Paço Municipal, Santa Bárbara.
Fone: (48) 3431-0153

Auditório do Sesc
Rua Presidente Kennedy, 850, Pio Correa.
Fone: (48) 3437-5224
www.sesc-sc.com.br

Cinemas
Há salas de cinema no Criciúma Shopping, no bairro Próspera, e no Shopping Della, no Centro.
Ver programação nos sites:
www.criciumashopping.com.br
www.shoppingdella.com.br

Compras
Os principais pontos de venda para atacado e varejo de moda feminina, masculina e infantil estão nos shoppings na BR-101 e imediações, que recebem ônibus de turismo.

Shopping Pórtico
BR-101, Km 392, Quarta Linha.
Fone: (48) 3431-9200

VIDA NOTURNA


A cidade tem bares, choperias e restaurantes (especializados em massas, pizzas ou churrasco) distribuídos pelo Centro e por bairros próximos. Grandes casas noturnas promovem festas de música eletrônica, pop ou sertanejo universitário e shows que atraem jovens de todo o estado.
www.megaportalcriciuma.com.br

ARTESANATO


Brique no Calçadão 
Brique no Calça...

Aos sábados pela manhã, artistas e artesãos expõem e comercializam suas peças no Brique do Calçadão, na Praça Nereu Ramos.

FESTAS E EVENTOS


O Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski tem capacidade para receber 16 mil pessoas. Na arena multiúso há 8 mil lugares. Também integram o complexo o Pavilhão José Ijair Conti, um teatro, um centro de convenções e estacionamento com 2 mil vagas.

Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski
Rua Giácomo Sônego Neto, 35, Santa Bárbara.
Fone: (48) 3438-0030

Festa das Etnias
Celebra, por meio da gastronomia, os hábitos e costumes dos imigrantes e colonizadores italianos, poloneses, africanos, alemães e portugueses. A programação inclui shows de grupos folclóricos e atrações nacionais e internacionais. São nove dias de festival, em setembro, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski.
www.festadasetnias.com.br

Festival Internacional de Corais
Realizado desde 1975, reúne grupos de canto coral de outros estados e países, em novembro. O festival não é competitivo; visa ao aprimoramento técnico e artístico dos cantores, que participam de apresentações, palestras e oficinas.
Fone: (48) 3445-8840 Fundação Cultural de Criciúma

Casapronta
Ocorre desde 2003 e reúne lançamentos de grandes marcas de revestimentos cerâmicos, móveis, tintas, vernizes e materiais de construção, em outubro, no Pavilhão de Eventos José Ijair Conti, do Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski.
www.nossacasa-sc.com.br/casapronta

Feira Sul Metal e Mineração
Com foco nas indústrias metalomecânica e carbonífera, a feira é organizada pelas principais lideranças empresariais desses setores da região Sul de Santa Catarina. Em junho, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski.
www.criciumafeiras.com.br

SERVIÇOS


Infraestrutura
A cidade tem boa estrutura de hotéis, restaurantes, shopping centers e espaços para feiras e convenções.
Prefeitura
Fone: (48) 3431-0200
www.criciuma.sc.gov.br
Hospedagem: 1.590 leitos

ACESSOS


Por via aérea
O aeroporto de Forquilhinha, a 9 km de Criciúma, recebe voos regulares de Joinville (SC), Porto Alegre (RS),  e Guarulhos (SP).
Aeroporto Diomício Freitas – Forquilhinha
Av. Vante Rovaris, 2.555, Santa Líbera.
Fone: (48) 3478-1694
Por via rodoviária
De Laguna: SC-436, BR-101 e SC-443.
De Florianópolis: BR-101 e SC-443.
De Porto Alegre: BRs 290 (Freeway) e 101 e SC-443.
De Curitiba: BRs 376 e 101 e SC-443.

Distâncias de Criciúma
Içara: 10 km
Cocal do Sul: 11 km
Siderópolis: 13 km
Forquilhinha: 17 km
Morro da Fumaça: 18 km
Sangão: 27 km
Laguna: 82 km
Florianópolis: 189 km
Porto Alegre: 288 km
Curitiba: 475 km

Bookmark and Share

 
facebook2 rss2


SANTUR - Santa Catarina Turismo

Rua Felipe Schmidt, 249 - 9º andar - Florianópolis/SC - Brasil - Caixa Postal 1221 - CEP 88010-902
Fone: +55 48.3212.6300 Fax: +55 48.3212.6315
Central de Atendimento ao Turista : 0800-6446300

Projeto CIASC | Copyright © 2011 | Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0