A- A A+

Uma nova ferramenta para a gestão de dados turísticos, construída pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), foi apresentada aos coordenadores das Instâncias de Governança Regional (IGRs) e membros do Conselho Estadual de Turismo, na sexta-feira (31). A versão preliminar do Painel de Dados do Turismo será disponibilizada às IGRs na próxima semana para avaliação e aprimoramento.

O Painel reúne dados abertos de órgão oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação. A finalidade é disponibilizar um conjunto de números do setor para auxiliar os gestores públicos e privados nas tomadas de decisões.

- São dados que vão ajudar a mensurar o impacto do turismo nos municípios, regiões e estado - explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.

reuniao painel dados IGRs 2

O Painel é um facilitador na organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo (ACTs), possibilitando a uma leitura geral ou segmentada do setor no estado. São informações como número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outros.

- Essas são algumas das informações já incluídas no Painel, que ainda está em construção. Por isso é importante a participação das IGRs para agregar outros dados que sejam considerados relevantes - completa o gerente de Inteligência de Mercado, Renato Tristão.

Outra funcionalidade do Painel, acrescenta Tristão, é mapear as palavras mais buscadas na internet, um indicador da preferência dos usuários nas pesquisas online relacionadas a destinos turísticos. 

A nova ferramenta foi bem avaliada pelos representantes das IGRs.

- Será muito interessante apresentá-la aos membros da IGR e acredito que serão parceiros no levantamento de dados complementares do turismo da nossa região. Acredito que teremos o empenho dos municípios sim -, manifestou Zene Drodowski, da Costa Verde & Mar.

Entre as sugestões já apresentadas para aprimoramento do Painel está ampliar as fontes de dados e contemplar mais segmentos do turismo, de maneira a deixar a ferramenta ainda mais completa.

- Sabemos que a formalização em alguns municípios é baixa. Então seria interessante incluir esse tipo de informação para que os dados estejam mais próximos da realidade - observa Ana Vieira, representante da Serra Catarinense.

Após disponibilizada, as IGRs e membros do Conselho poderão manusear a ferramenta e na sequência apresentar sugestões de melhorias.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito