A- A A+

Representantes do trade da região turística Caminho dos Canyons participaram, nesta quinta-feira (23), da reunião com a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) sobre as iniciativas e estratégias para enfrentar os impactos da pandemia de Covid-19 no setor. Participaram da videoconferência secretários municipais de turismo, representantes de Conselhos Municipais de Turismo, Instância de Governança Regional (IGR), associações, universidades e empreendedores.

Conforme falou o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, o objetivo dos encontros é manter as regiões informadas sobre o trabalho que vem sendo feito durante a pandemia, especialmente sobre as ações e projetos que visam auxiliar o setor a contornar o momento crítico. - Não queremos criar nada sozinhos, mas em conjunto com o trade, com a participação das IGRs e do Conselho Estadual de Turismo. Essa é a postura da Santur e por isso estamos realizando esses encontros, ainda que de forma virtual - acrescentou.

reuniao IGR Canyons5 2

Para impulsionar o turismo interno, explicou o presidente, tendência na retomada das atividades do setor, a Santur está estruturando um programa que visa exatamente otimizar esse movimento dentro do estado. O Viaje Mais SC será implementado em seis etapas, gradativamente, começando com o lançamento de um selo de reconhecimento para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados para turistas. Também está em desenvolvimento um site para dar visibilidade aos produtos e atrativos turísticos de cada região, agregando também material de divulgação e ações de marketing, ações que correspondem à segunda fase do programa. 

O presidente da Santur também informou ao grupo que na última reunião do Fórum Nacional de Turismo com a Embratur, na semana passada, foi reforçado o pedido de descentralização de recursos para promoção, para que cada estado tenha autonomia para criar materiais e fortalecer a divulgação de forma regional. 

A Santur também vem atuando na facilitação do acesso ao crédito. Uma equipe da Agência está atuando junto ao Badesc para dar mais celeridade na análise documental de propostas de empresas e profissionais de turismo, especialmente para capital de giro. Como parte desse trabalho, a Santur está agilizando a execução do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, que é uma das exigências para o acesso às linhas de crédito. 

Ainda em relação a isso, o presidente Mané Ferrari informou que está semanalmente em contato com o Ministério do Turismo negociando a ampliação dos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para Santa Catarina.

 

Sinalização turística

Assim como em outras regiões de Santa Catarina, a atualização das placas de sinalização turística foi apontada como uma prioridade do Caminho dos Canyons. De acordo com a coordenadora do IGR, Helen Becker, a região se prepara para receber uma equipe da Unesco, como parte dos trâmites da candidatura a Geoparque Mundial. - Manifestamos à Santur que a sinalização era uma prioridade nesse momento, um detalhe muito importante nesse pleito da região que busca esse reconhecimento da Unesco - complementou.

A respeito desse assunto, foi confirmado pela equipe da Santur que a região será a primeira a receber a nova sinalização e que o projeto está em fase avançada, com a expectativa de que seja executado nos próximos meses em parceria com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito