A- A A+

Para estreitar o diálogo e discutir com o trade turístico as estratégias para enfrentar os impactos da pandemia de Covid-19, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) realizou nesta segunda-feira (18) mais uma videoconferência, desta vez com representantes da região Vale das Águas.

- A reuniões nos permitem conhecer as preocupações e prioridades do setor neste momento. As informações são debatidas com o Grac (Grupo de Ações Coordenadas) e nos ajudam a elaborar as normativas para a retomada de cada segmento. Foi desse modo que trabalhamos com os meios de hospedagens e os serviços de alimentação, que puderam retomar parcialmente as atividades, respeitando as normas sanitárias -  explicou o presidente da Agência, Leandro Mané Ferrari. Ele também destacou que o turismo é um dos setores econômicos mais impactados pela pandemia e sua retomada estará focada no turismo doméstico. 

reuniao IGR vale das aguas3 2

Nesse sentido, a Santur está estruturando um programa que visa estimular os catarinenses a conhecer os atrativos do estado. Conforme explicou o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá, o programa “Viaje+SC” terá seis fases, começando pela certificação de empreendimentos que cumprem as recomendações sanitárias de controle da Covid-19 e ao mesmo tempo oferecem um produto diferenciado aos catarinenses. As demais etapas, que inclui a promoção de atrativos, serão gradualmente implementadas.

O programa foi bem recebido pelo trade do Vale das Águas. Para o presidente da Instância de Governança Regional (IGR), Fábio Sousa, especialmente as ações de promoção turística ajudarão o setor a recuperar a posição favorável que havia sido alcançada antes da pandemia. “Precisaremos desse apoio para voltar a impulsionar as atividades na região”, frisou.

A consultora do Sebrae/SC, Sílvia Nowalski, acrescentou que o turismo na região vinha passando por um bom momento, de reconhecimento da atividade. “Com a crise, a tendência é que o turismo deixe de ser uma prioridade, então precisamos definir boas estratégias para recuperar este movimento”, comentou.

Outra frente de atuação da Santur está relacionada ao crédito. Desde que foi declarada a pandemia, a direção da Agência vem tratando do assunto com o Ministério do Turismo, que na semana passada anunciou a liberação de R$ 5 bilhões via Fundo Geral do Turismo, focado principalmente em capital de giro. Para dar mais agilidade na liberação dos financiamentos a Santur montou uma equipe que está atuando junto ao Badesc na análise documental das propostas de crédito. 

- A Santur está com todo o corpo técnico disponível para auxiliar o trade, para sanar dúvidas e escutar o setor. O importante neste momento é estar unidos e sairmos juntos dessa situação ainda mais fortalecidos - concluiu Ferrari.

Participaram da videoconferência secretários de turismo, empresários, entidades da região e também representantes da IGR Vale das Águas.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito