A- A A+

Um grupo de 20 guias de turismo participou nesta semana de um projeto piloto de capacitação sobre o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) e patrimônio histórico, realizado no espaço do próprio museu, sediado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. A ação é resultado da parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a coordenação estadual do Cadastur, vinculada à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).

curso guias

Em dois dias de curso foram abordados temas como a composição dos acervos, ações de preservação e educativas e potencialidades do patrimônio histórico-cultural para o turismo. A turma também realizou visitas guiadas aos equipamentos culturais do Centro Histórico, como a Fundação Cultural Badesc.

O guia de turismo Mário Costa Júnior destaca que o grupo recebeu informações relevantes sobre o acervo do museu, a história da edificação e sobre aspectos relativos à parte administrativa, como objetivos e regras de funcionamento. “Trata-se de uma iniciativa importante para a área do turismo, estimulando a valorização e a preservação do patrimônio cultural de Santa Catarina”, declarou o profissional.

De acordo com Cristiane Ugolini, do Núcleo de Ação Educativa do MHSC, os profissionais elogiaram a iniciativa e sugeriram que as capacitações sejam promovidas de forma contínua, sobre temas diversificados. “O formato do curso também deve ser revisto para as próximas edições, ampliando o número de dias para que haja mais tempo para as discussões, trocas e aprendizados”, explica.

"Este curso foi importante para começar a enxergar as estruturas museológicas do centro da Capital de forma mais integrada. Temos o MHSC junto ao Palácio Cruz e Sousa, a Casa de Câmara e Cadeia, o Museu Victor Meirelles, o Museu da Escola, o Museu Naval, sem falar na Fundação Badesc e a Fundação BRDE, não há em Santa Catarina, em um espaço de duas quadras, tanta oportunidade de imersão e aprendizado, de memoração, cidadania e interpretação da história ", acrescenta o guia de turismo Rodrigo Stupp, que desenvolve o projeto Guia Manezinho.

O curso foi ministrado pela museóloga Cristina Maria Dalla Nora (SESC), as educadoras Cristiane Ugolini e Márcia Carlsson (NAE/MHSC), a administradora do MHSC, Lena Peixer e a arquiteta e urbanista Eliane Veras da Veiga. O evento contou ainda com a participação da administradora da Casa da Alfândega, Adriana Brito, que discorreu sobre o histórico do prédio e sobre o artesanato catarinense.  Ao final, foram sorteados entre os participantes artigos confeccionados pelos artesãos que integram a Casa da Alfândega.

 

Cadastur 

Estar regularizado no Cadastur foi o único requisito para participar da capacitação. O cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico tem o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços. É obrigatório para guias de turismo.

A Santur é o órgão delegado pelo Ministério do Turismo para coordenar o Cadastur em Santa Catarina. Informações adicionais sobre o cadastro podem ser solicitadas no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito