A- A A+

Peças originais da ponte Hercílio Luz devem integrar um memorial em homenagem ao engenheiro que deu nome a um dos principais cartões-postais de Santa Catarina. A proposta é que a cidade de Abelardo Luz receba alguns itens para compor uma réplica do monumento na cidade e um acervo ao ar livre. A doação das peças foi alinhada em uma reunião realizada na manhã sexta-feira, 13, com uma equipe da prefeitura de Abelardo Luz, da Defesa Civil e a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico.

Hercílio Pedro da Luz foi o responsável pela assinatura do contrato de construção da ponte que ligaria, a partir de 1926, a região continental à Ilha de SC. Foi pai de Abelardo Venceslau da Luz, que deu nome à cidade situada na região turística Grande Oeste.

O prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini e o secretário de administração, Nelson Martini, juntamente com o engenheiro da RMG Engenharia, João Motta, fizeram uma visita ao depósito das peças, em Florianópolis, para avaliar o que pode ser aproveitado no memorial, que deve tornar-se mais um atrativo turístico da cidade, já conhecida por suas quedas d’água no Rio Chapecó. O Executivo municipal deve fazer uma solicitação formal de fornecimento à Secretaria de Estado de Infraestrutura, responsável pela obra de restauração da ponte. Os artefatos integram partes originais da ponte que não puderam ser restauradas por razões técnicas, como barras de olhal e rótulas de suporte.

Além das peças originais, a cidade deve receber ainda um kit de transposição metálico, composto por peças de aço, que serviram de sustentação para a restauração da antiga ponte. Todo esse material deve permitir a construção de até 835 pontes no interior do Estado. A gerente de restabelecimento e reestruturação da Defesa Civil, Fernanda Patrícia de Oliveira, informou que órgão está recebendo as demandas com as necessidades dos municípios. Um consórcio de empresa será responsável por fazer o plano de corte, o beneficiamento do material, os projetos básicos e a montagem dos kits.

 

Informações: Ascom Santur
Fotos: Saul Oliveira Filho

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito