selo premio6

Inicial Destinos Vale do Contestado Porto União


Porto União

portouniao frente 

O povoado foi iniciado em decorrência da posição estratégica, à beira da região mais rasa do Rio Iguaçu, escolhida pelos tropeiros para atravessar os rebanhos que eles conduziam entre Rio Grande do Sul e São Paulo no século XIX. Mais tarde, o local foi transformado em ponto de transporte fluvial. Em 1917, após a Guerra do Contestado, o município foi dividido em dois – Porto União, no lado catarinense, e União da Vitória, no lado paranaense.
Cercada por vales e montanhas, a cidade abriga mais de 100 cachoeiras. Há também muitas atrações de cunho histórico e cultural.
Nos primeiros tempos, a principal fonte de renda do município foi a erva-mate. Hoje, a agricultura e a industrialização da madeira são a base da economia.

HISTÓRIA E CULTURA

Casa Cultural Anibal Khury (Castelinho)

Casa da Cultura...

A construção, de 1929, conhecida pelos moradores como Castelinho, é um dos pontos mais visitados da cidade. Depois de ser ocupada ao longo dos anos como residência e sediar também uma escola de datilografia, foi tombada como patrimônio histórico e passou a abrigar a Casa Cultural, que organiza exposições e eventos musicais, com foco na cultura regional. Entre as atrações, estão as pinturas originais feitas nas paredes de cada cômodo.

Rua Coronel Belarmino, 435, Centro.
Segunda a sexta, 9h às 11h30 e 13h30 às 17h.
Fone: (42) 3523-9280

Estação ferroviária
Maria-fumaça fa...

A desativada estação abriga uma maria-fumaça que faz passeios esporádicos pelos arredores. O prédio, cercado por outras construções do início do século XX, sedia atualmente a Associação dos Artesãos de Porto União. A Ponte Machado da Costa, inaugurada em 1906 junto com a Linha Férrea, é o marco da divisa entre Porto União e União da Vitória (e entre Santa Catarina e Paraná, portanto).

Praça Hercílio Luz, s/n, Centro.
Diariamente, 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
Fone: (42) 3522-0649 – Fundação Cultural

Museu Municipal Prefeito Salustiano Costa Júnior
Peça do Museu M...
Peça do Museu M...

A herança cultural da cidade está preservada pelo rico acervo herdado dos colonizadores sírios, libaneses, alemães, ucranianos, poloneses e italianos. Há também peças arqueológicas.

Rua Prudente de Moraes, 340, Centro.
Segunda a sexta, 9h às 11h30 e 13h30 às 17h.
Fone: (42) 3522-0649 – Fundação Cultural

Museu Rural Leovegildo Dalmas
Museu Rural Leo...

O moinho de cereais com roda-d'água que funciona atrás da casa conserva fotos e documentos dos pioneiros. As visitas, guiadas pelo proprietário, devem ser agendadas. A 26 km do Centro.
SC-302, s/n,  São Miguel da Serra Interior.

Diariamente, 8h às 12h e 14h às 18h.
Fone: (42) 3522-4333

O QUE FAZER

Santa Cruz do Timbó
Maior distrito de Porto União, reúne cerca de 3 mil moradores de diversas origens. Ao lado da reserva indígena existente no local, vivem em harmonia descendentes dos imigrantes poloneses e ucranianos que desbravaram a região. Cada comunidade mantém vivas suas tradições e cultura por meio do artesanato e de grupos folclóricos. Outros atrativos são as várias cachoeiras locais e o roteiro de pesca do lambari.

Rota do Lambari
Pousadas com acomodações simples, próximas do Rio Timbó, oferecem alimentação e botes para a pesca do peixe com caniço. A temporada de pescaria é de outubro a março, mas a região pode ser visitada o ano todo por quem deseja tranquilidade.

SC-312, distrito de Santa Cruz do Timbó, a 30 km do Centro.
Fone: (42) 3526-1118
www.rotadolambari.com.br

Cachoeiras

Salto do Rio do...

Com mais de uma centena de cachoeiras e corredeiras, Porto União é um verdadeiro paraíso para adeptos de canoagem e rapel. A maior cachoeira, o Salto do Rio dos Pardos (foto), tem 72 m de queda e fica a 49 km do Centro, no distrito de Santa Cruz do Timbó, já na divisa com o município vizinho de Matos Costa. A íngreme trilha de acesso é cercada por belas flora e fauna. Outros destaques, com 30 m de queda, são a Cachoeira do Rio Pintado, avistada de uma ponte pênsil que atravessa o Rio Pintado (a 18 km do Centro), e a Cachoeira do Rio Bonito, uma das preferidas para a prática de rapel, com infraestrutura que reúne camping e restaurante (a 48 km do Centro).

TURISMO RELIGIOSO



Parque Monge João Maria
Parque Monge Jo...

O parque é uma homenagem aos sertanejos que participaram da Guerra do Contestado. Durante o conflito, o monge João Maria teria passado pelo local e cavado o poço que hoje é visitado por peregrinos. O parque tem passarelas de acesso ao “pocinho”, como é chamado pelos moradores da cidade, muitos dos quais o consideram abençoado por São João Maria.
Rua Sete de Setembro, Centro.

Igrejas
Igreja São Migu...
Igreja matriz N...
Igreja São João...

A Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Porto União, fica na Rua Frei Rogério, no Centro. A 23 km dali, com acesso pela SC-302, está a Igreja São Miguel da Serra, toda construída com pedras por imigrantes alemães. Na comunidade de Legru, a Igreja São João Batista segue o rito ucraniano ortodoxo.

ARTESANATO

Arte do Porto

Artesanato - fo...

A Associação dos Artesãos de Porto União é formada por um grupo de pessoas que trabalham ativamente com confecção de peças de crochê e tricô, pintura, madeira, arte em porongo, reciclagem, bordado, biscuit, bolsas e demais produtos artesanais. Atualmente, o grupo está sediado no Museu Municipal Prefeito Salustiano Costa Júnior.

FESTAS E EVENTOS

Festa de São Pedro e São Paulo
Realizada em julho, é famosa pela fogueira, feita artesanalmente com lenha e considerada uma das maiores do Brasil. O evento é organizado há mais de 70 anos na igreja do bairro São Pedro e a programação inclui show pirotécnico.

Bergbauernfest
A Festa dos Colonos da Montanha ocorre em novembro na localidade do Maratá, a 15 km da área central de Porto União. Trata-se de uma festividade típica alemã, que resgata os costumes e as tradições germânicas.

Festa do Steinhaeger e do Xixo

Festa do Steinh...

Porto União é considerada a Capital Catarinense do Steinhaeger, título concedido pela Assembleia Legislativa do estado. Em comemoração, foi criada essa festa, que, além do steinhaeger e do xixo (espetinho à base de carnes diversas), serve pratos da gastronomia alemã. Também realiza apresentações artísticas, shows, desfiles e brincadeiras. Acontece em dezembro, no Espaço Estação União.
www.festadoesteinhaeger.com.br

Espaço Estação União
Praça Hercílio Luz, s/n, Centro.

SERVIÇOS

Infraestrutura
Há hotéis confortáveis no Centro e pousadas rurais com pesque-pague, áreas para camping, trilhas e passeios a cavalo.

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
Fone: (42) 3522-2256
www.portouniao.sc.gov.br

Hospedagem 425 leitos

ACESSOS

Por via aérea
O aeroporto de Caçador, a 93 km de Porto União, recebe voos regulares de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Congonhas (SP).  
Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves – Caçador
Rod. Avelino Mandelli, s/n, Aeroporto.
Fone: (49) 3563-6315

Por via rodoviária
De Caçador: SC-302.
De Florianópolis: BRs 101 e 280.
De Curitiba: BRs 116 e 280.
De Porto Alegre: BRs 116 e SC-302.

Distâncias de Porto União
Matos Costa: 38 km
Irineópolis: 44 km
Caçador: 88 km
Curitiba: 237 km
Florianópolis: 428 km
Porto Alegre: 605 km

Bookmark and Share

 
facebook2 rss2


SANTUR - Santa Catarina Turismo

Rua Felipe Schmidt, 249 - 9º andar - Florianópolis/SC - Brasil - Caixa Postal 1221 - CEP 88010-902
Fone: +55 48.3212.6300 Fax: +55 48.3212.6315
Central de Atendimento ao Turista : 0800-6446300

Projeto CIASC | Copyright © 2011 | Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0