selo premio6

Inicial Destinos Encantos do Sul Tubarão


Tubarão

tubarao frente

Às margens do Rio Tubarão, a cidade é importante centro comercial e universitário do Sul de Santa Catarina. Tubarão dispõe de completa infraestrutura urbana e investe na profissionalização do turismo. É sede de famosas estâncias hidrotermais, nos distritos da Guarda e de Rio do Pouso, com piscinas e tratamentos hidroterápicos, que atraem visitantes de todas as regiões do país.
No bairro Oficinas, o Museu Ferroviário preserva a memória da antiga The Donna Thereza Christina Railway Company – atualmente Ferrovia Tereza Cristina –, construída pelos ingleses no final do século XIX para transportar até o Porto de Imbituba o carvão recém-descoberto das minas no entorno de Tubarão. O museu também é o ponto de partida de passeios pela região numa autêntica maria-fumaça.
No Centro Municipal de Cultura, encontra-se o Museu Willy Zumblick, com parte da obra e dos objetos do artista, que contribuiu para preservar e difundir a cultura catarinense no país.
As belezas naturais de Tubarão podem ser apreciadas em passeios pela área rural. Nas localidades de Rio do Pouso e Sertão dos Corrêa, encontram-se bons restaurantes coloniais, com alternativas de lazer e esporte.

HISTÓRIA E CULTURA


Museu Ferroviário 
Museu Ferroviár...
 
Museu Ferroviár...

Único do gênero em Santa Catarina, o museu possui seis locomotivas a vapor e vagões ingleses, alemães, norte-americanos e tchecos, além de equipamentos e documentação da estrada de ferro do carvão –
construída de 1880 a 1884 pela companhia inglesa The Donna Thereza Christina Railway. A estrada de ferro entre Araranguá e Imbituba foi encampada pelo governo brasileiro em 1902 e retornou à iniciativa privada em 1997.
Av. Pedro Zapelini, 2.200, Oficinas.
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
Fone: (48) 3632-3450 / 8820-2575
www.museuferroviario-sc.webnode.com.br

Museu Willy Zumblick 
Fachada do Muse...
 
Interior do Mus...

O espaço homenageia o pintor tubaronense Willy Zumblick (1913-2008), com parte significativa da extensa obra do artista, que retratou a história e a cultura de Santa Catarina. Fica no Centro Municipal de Cultura (CMC), um moderno complexo de 1.820 m² inaugurado em 2000, que também abriga galerias de exposições temporárias, ateliês, salas de vídeo e a Biblioteca Municipal Olavo Bilac.
Praça Walter Zumblick, s/n, Centro.
Segunda a sexta, 7h às 13h.
Fone: (48) 3621-9083

Museu Walter Zumblick 
Acervo do Museu...

Fica no Centro Cultural da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e expõe artefatos e objetos da cultura pré-colombiana encontrados em sambaquis da região, além de animais empalhados da fauna local. Destaque para a ponte pênsil sobre o Rio Tubarão, em frente ao museu. O nome é uma homenagem ao escritor e historiador Walter Zumblick (1908-1989), irmão do artista plástico Willy Zumblick.
Av. José Acácio Moreira, 787, Dehon.
Segunda a sexta, 8h às 19h.
Fone: (48) 3621-3042
www.unisul.br/campus-tubarao

Memorial Anita Garibaldi
Fica na localidade de Morrinhos, que pertencia a Laguna e onde nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, em 1821. O monumento em granito foi doado em 1932 pelo governo da Itália e inclui uma placa em latim, que diz “1821 – Aqui nasceu Anita. 1932 – O povo italiano colocou”. O monumento pode ser visitado em qualquer horário.
Estrada Geral da Madre, Morrinhos, a 4 km do Centro.

Casa da Cidade Humberto Rohden
Instalado num palacete neoclássico construído no centro da cidade em 1897, serviu como residência e sediou a prefeitura e outros órgãos públicos. Depois da restauração, em 1984, a casa passou a funcionar como espaço de exposições de arte, cursos comunitários e outras atividades culturais. A Associação de Artesanato Casa da Cidade mantém um ponto de venda nesse local. Em dezembro a Casa da Cidade transforma-se na Casa do Papai Noel, durante a programação do Mix Cultural de Natal, no Centro.
Av. Marcolino Martins Cabral, s/n, Centro.

Igrejas 
Vista da fachad...
 
Fachada da Igre...
 
Paróquia Nossa ...

A Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade é um templo de arquitetura moderna erguido em 1974. Diante da matriz, foi construída a Torre da Gratidão, para lembrar os donativos que a cidade recebeu de todas as partes do país na enchente de 1974. A Igreja São José Operário, no bairro Oficinas, exibe em seu interior uma via-sacra pintada por Willy Zumblick. No bairro Humaitá, fica a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, fundada em 1966.

Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade
Praça da Catedral, s/n, Centro.
Fone: (48) 3622-1631

Igreja São José Operário
Praça Luís Pedro Medeiros, s/n, Oficinas.
(48) 3622-1727

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Rua Roberto Zumblick, 981, Humaitá.
Fone: (48) 3622-0965
www.paroquiadehumaita.blogspot.com.br

Estâncias Hidrotermais 
Estâncias Hidro...

Rio do Pouso e Termas da Guarda são as duas estâncias de águas termais de Tubarão, famosas pela qualidade das águas que brotam da terra com elevado teor de radioatividade, a 37°C. Na margem esquerda do Rio Tubarão, nas Termas do Rio do Pouso, a 13 km do Centro, o visitante encontra uma pousada bem equipada com opções de esportes e lazer, além de terapias alternativas e piscinas de águas termais. Na margem direita, o Termas da Guarda Hotel, alO km do Centro, oferece day use (programações de um dia) e tratamentos medicinais alternativos com lama e água radioativa, canalizada para piscinas e banheiras. Em Termas da Guarda, há ainda o spa do Hotel Sandrini. Engarrafada e distribuída em toda a região, inclusive na capital, a água de Termas da Guarda é a segunda mais radioativa do Brasil, atrás apenas da que brota de Araxá, em Minas Gerais.

Hotel Termas do Rio do Pouso
Estrada Geral Rio do Pouso, Km 13, Rio do Pouso.
Fone: (48) 3622-1660
www.termasdoriodopouso.com.br

Termas da Guarda Hotel
Estrada Geral da Guarda, s/n, Termas da Guarda, Margem Direita.
Fone: (48) 3622-3773/3403
www.termasdaguarda.com.br

Hotel Sandrini
Estrada Geral da Guarda, 9.500, Termas da Guarda.
Fone: (48) 3622-1717
www.hoteisandrini.com.br

Hotel Adolfo
Rua Porto Alegre, s/n, Termas da Guarda.
Fone: (48) 3622-4341 

O QUE FAZER


Passeio de maria-fumaça 
A viagem pelos cenários mágicos do Sul de Santa Catarina, cruzando arrozais, antigas estações e pequenas povoações é organizada pela Prefeitura de Tubarão em conjunto com a Ferrovia Tereza Cristina e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Os passeios ocorrem sempre no último domingo do mês, ligando Tubarão a Jaguaruna e Imbituba no verão e a Urussanga e Siderópolis no inverno. Fora dessas datas, pode ser fretado para empresas ou grupos fechados. O Museu Ferroviário é o ponto de partida.

Turismo rural 
Termas do Rio d...

Nas localidades de Rio do Pouso e Sertão dos Corrêa, pequenas propriedades rurais vendem produtos caseiros, servem almoço e café colonial.

Sítio Lunardi
Rio do Pouso Alto.
Agendar visita.
Fone: (48) 9966-3155

Recanto Maria Laura
Estrada Geral da Guerda, s/n, Rio Pouso Alto.
Agendar visitas.
Fone: (48) 9966-3155

Recanto Maria Laura
Almoço e sobremesas coloniais.
Rod. Alfredo Anacleto da Silva, s/n, Sertão dos Corrêa.
Somente aos domingos. Agendar visita.
Fone: (48) 3632-7081

Rapel e escalada
A 4 km do Centro, na Comunidade Congonhas, pode-se contemplar a vista de Tubarão, das praias e da Serra Geral no Mirante do Morro da Antena. A cidade tem dois pontos de rapel e escalada indicados para iniciantes: o Morro da Antena, no bairro Congonhas; e o Morro do Formigão, junto à BR-101. O Grupo de Montanhismo Tubaronense promove saí-das mensais, mas é preciso agendar com antecedência.
Clube de Montanhismo Tubaronense
Fone: (48) 9955-4141

Cinemas
Há salas de cinema no Farol Shopping.
Av. Marcolino Martins Cabral, 2.525, Vila Moema.
Fone: (48) 3621-5100
www.farolshopping.com.br

VIDA NOTURNA


O centro da cidade concentra danceterias e bares com música ao vivo.

GASTRONOMIA


No Centro, há restaurantes de culinária italiana colonial e contemporânea, pizzarias, churrascarias e rotisserias. No interior do município (Sertão dos Corrêa, São Martinho e Guarda), encontram-se restaurantes e casas de café colonial com delícias caseiras.

EVENTOS


O Centro de Exposições e Convenções de Tubarão (Cecontu), com capacidade para acomodar 2.500 pessoas sentadas, é o maior espaço da cidade para realização de feiras, congressos e espetáculos. Há ainda o Centro Municipal de Cultura (CMC) e a Bolha – Espaço Integrado de Artes, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com 600 lugares.

Cecontu
Rua Tereza Martins de Brito, s/n, Revoredo.
Fone: (48) 3626-5404

Centro Municipal de Cultura
Praça Walter Zumblick, s/n, Centro.
Fone: (48) 3621-9083

Bolha – Unisul
Av. José Acácio Moreira, 787, Dehon.
Fone: (48) 3621-3042
www.unisul.br/campus-tubarao

Feincos e Produsul
O potencial empreendedor das empresas de Tubarão, ou que atuam na região metropolitana do município, é valorizado na Feira da Indústria, Comércio e Serviços (Feincos) e na Produsul, que ocorrem simultaneamente e mostram o melhor da indústria, do comércio, dos serviços e do artesanato locais. Shows nacionais e internacionais complementam a programação. Ocorrem em maio, no Cecontu.

Cavalgada Tropeira
Em maio, cavaleiros refazem o caminho dos tropeiros, pela Serra do Rio do Rastro, até a região da Serra Catarinense. Em menos de uma semana, passam por Laguna, Capivari de Baixo, Pedras Grandes, Orleans, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Lages.

Encontro de Carros Antigos
A exposição de relíquias automotivas é promovida pelo Clube de Carros Antigos de Tubarão. Em outubro, no estacionamento do Farol Shopping.
Farol Shopping
Av. Marcolino Martins Cabral, 2.525, Vila Moema.
Fone: (48) 3621-5100.
www.farolshopping.com.br

SERVIÇOS


Infraestrutura
A cidade tem boa estrutura de hotéis, restaurantes e espaços para a realização de eventos e espetáculos.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Fone: (48) 3628-4302.
www.tubarao.sc.gov.br
Hospedagem: 1.075 leitos

{/mooblock}

ACESSOS

Bookmark and Share

 
facebook2 rss2


SANTUR - Santa Catarina Turismo

Rua Felipe Schmidt, 249 - 9º andar - Florianópolis/SC - Brasil - Caixa Postal 1221 - CEP 88010-902
Fone: +55 48.3212.6300 Fax: +55 48.3212.6315
Central de Atendimento ao Turista : 0800-6446300

Projeto CIASC | Copyright © 2011 | Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0